Congresso de Educação 2016 em Gramado – Networking e Ideias

Se você tirou fotos, adoraria receber por e-mail marcio@okabe.com.br

Participei do Congresso de Educação em Gramado 2016 e quero relatar como foi a experiência.

Gramado é uma cidade linda e foi onde passei a Lua de Mel em 2003. Por isso, apesar de não ter tido tempo para passeios, foi um momento especial retornar depois de 13 anos. Descobri o mundo da Educação há pouco mais de 3 anos e minha trajetória como palestrante nos temas relacionados a Tecnologia na Educação tem sido gratificante.

Conheci pessoas maravilhosas que são palestrantes renomados. Sem dúvida, esta é a parte mais importante de eventos como este.

Sem dúvida, foi um dos melhores eventos que participei, principalmente pelo networking e amizades com os palestrantes que são grandes nomes da área de educação. Peço desculpas aos palestrantes que não tive a oportunidade de conversar com mais calma, mas irei destacar aqueles que pude ter mais contato.

Célia Godoy

A sinergia com a Célia foi surpreendente, viramos super-amigos. Conversamos desde o aeroporto de Congonhas em São Paulo até a minha volta. Ela comentou que é amiga do Jimmy Cygler e falei que eu havia sido sócio em uma agência digital. O mundo é realmente uma kitinete como diria meu amigo Mário Reinert – ex-sócio nas minhas primeiras agências digitais – que hoje é professor de Yoga da Namaskara Estúdio. A Célia tem um trabalho incrível de potencialização de valores para pais e educadores que transformar as enfadonhas reuniões de pais em momentos únicos de aprendizado.

Eduardo Shianyashiki

Já havia ministrado a minha palestra “Marketing de Conteúdo e Inteligência Coletiva” na Bett Brasil Educar 2016, mas cada palestra é sempre única.  Em gramado tive uma presença ilustre que foi o Eduardo Shinyashiki que tive o prazer de conhecer na van que fez o translado de Porto Alegre para Gramado.

Achei uma sincronicidade incrível ter a oportunidade de conversar quase 2h com o Eduardo Shinyashiki e a Célia Godoy no trajeto do aeroporto para Gramado. O motorista da van, Everaldo, até comentou “Eu aprendo MUITO quando faço translado de palestrantes”.

Palestra “Marketing de Conteúdo e Inteligência Coletiva”

Como de hábito, gravei a palestra e a apresentação em Prezi pode ser visualizada abaixo.

Vejam a gravação da palestra.

O Papel dos Pais, Professores e Escola na Construção de Valores, Crenças e Atividades que Levam os Nossos Alunos ao Sucesso Escolar

Assisti o painel de debate da Maria Helena Marques, Zita Lago, Célio Müller e Célia Godoy que foi excelente e aproveitei para gravar com minha inseparável Sony Handycam.

A sinergia de todos foi incrível e fico feliz em ver pessoas tão engajadas em MUDAR a educação e buscar engajar os professores para que criem as mudanças necessárias para aproximar a escola e professores dos pais e mães.

Novos amigos e conversas inspiradoras

Tive conversas excelentes com outros palestrantes, mas irei completando este post aos poucos. Veja a lista completa de palestrantes do Congresso de Educação de Gramado 2016.

Maria Helena Marques

Conversamos MUITO, pois voltamos no mesmo vôo para São Paulo e tivemos uma ótima conversa no aeroporto com o Klaus e a Jane. Veja seu trecho no debate sobre o Papel dos Pais, Professores e Escola na Construção de Valores.

Comunicóloga, pedagoga, especialista em educação da infância. Foi consultora da Unesco, participou da equipe que coordenou projetos de Cultura de Paz. Atuou como Coordenadora-Geral do Projeto “ECA – Conhecer para Reconhecer” que formou Agentes Educativos Multiplicadores do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA na Escola. Atualmente é Chefe da Coordenadoria de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal da Educação de Santos e Consultora da Fundação Bunge e fundadora da Consultoria Escola de Valor (www.escoladevalor.com.br), que atua na formação de educadores (pais, professores e equipes gestoras) e desenvolve trabalhos de consultoria pedagógica em escolas públicas e privadas. Autora de livros na área.

Klaus Schlünzen Junior

Descobri que mora na mesma rua em São Paulo e o papo foi até o táxi. Aconteceu algo inusitado hoje que mostra o poder da SINCRONICIDADE. Trouxe meu filho para viajar e estava orientando como proceder no embarque e quem encontro? O KLAUS!!! Ele ajudou a conduzir meu filho para o portão de embarque.

“Coincidência é a maneira que Deus encontrou para permanecer no anonimato.” Albert Einstein

Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, professor do Departamento de Estatística e do programa de Pós-graduação em Educação. Principais temas que atua: formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e aprendizagem organizacional.

Jane Haddad

Adorou meus origamis e será minha primeira aluna do curso online de origami.

Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010-2013). Especialista em: Psicanálise (Círculo Psicanalítico – 2006), Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), Teoria Psicanalítica pela UFMG (2001) e Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. É consultora educacional/institucional, conferencista, tendo participado de inúmeros eventos educacionais (nacional e internacional). É colunista da Revista Direcional Escolas. Autora de diversos artigos sobre educação em sua relação com a comunidade; indisciplina escolar; transtornos educacionais dentre outros temas. Autora dos livros: “Educação e Psicanálise: Vazio existencial”, “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas” e Cabeça nas Nuvens: orientando Pais e Educadores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção, publicados pela editora WAK, do Rio de Janeiro.

Zita Lago

Levou as netas para passear em Gramado e tivemos uma ótima conversa no jantar.

Mestre pela WU-EUA e Doutora em Educação pela UFRJ-BR. Licenciada em Filosofia. Especialista em Educação, Ética e Filosofia Política.

Emília Cipriano

Adorei sua palestra sobre “Como Potencializar as Habilidades e Competências a Serem Desenvolvidas na Educação da Infância?”. No final da palestra, ela pede para cada pessoa falar uma palavra e depois finaliza a palestra declamando um texto de improviso com todas as palavras.

Doutora em Educação pela PUC/SP. Mestre em Psicologia da Educação. Professora Titular da PUC/SP.
Coordenadora e Assessora Pedagógica na área de Educação Infantil da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser.
Autora e Conferencista em eventos nacionais e internacionais.

Sandra Bozza

Também conversamos bastante no jantar. Ela falou sobre “Novas Competências e Práticas Escolares para Além do Conteúdo Básico” e “Gêneros Textuais e a Contextualização da Produção Escrita na Alfabetização”.

Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Linguística e Literatura Infantil, Professora de Pós Graduação de Metodologia de Ensino da Língua Escrita, Coautora das propostas de Alfabetização (1991) e de Língua Portuguesa (1988) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba PR, Assessora de instituições públicas e privadas, Formadora de profissionais da Educação Formação de Famílias Leitoras, nas áreas de Letramento e Alfabetização, Literatura Infantil e autora de obras técnicas e didáticas na área de Língua Portuguesa.

Dalmir Sant’Anna

Pena que não tive a chance de ver a palestra do Dalmir, mas no próximo evento irei participar.

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Pós graduado em gestão de Pessoas e em Magistério superior. Conquistou Mestrado em administração de empresas. Um profissional que não parou no tempo, dedicando-se aos estudos sobre o comportamento humano. Na área educacional é professor de pós-graduação. Foi premiado nos últimos anos pelo SBT e pela Record News com o prêmio “Palestrante Destaque Empreendedor”. Participou de cursos nacionais e internacionais nas áreas de empreendedorismo, gerenciamento de equipes, gestão de negócios, liderança e recursos humanos. Com frequência é convidado para apresentar palestras no Brasil e no exterior em inúmeros congressos e convenções, desenvolvendo em cada palestra um conteúdo personalizado com temas direcionados ao comprometimento, cooperação, liderança e trabalho em equipe. Sua proposta de trabalho é aprovada com o selo de qualidade WEC. Usando uma linguagem funcional, com dicas práticas de sua experiência profissional escreve para conceituadas revistas, jornais, portais e sites especializados, como os periódicos veiculados pela Ser Mais, Venda Mais, Auto Estima, Conexão Mercado, Gestão Educacional, Revista Aprendizagem, Negócios & Empreendimentos, Profissão Mestre, Revista Administradores e Portal UOL. Autor dos livros “Oportunidades” e “Menos pode ser Mais”. Principais temas de palestras: A liderança estratégica alinhada à gestão de pessoas; Comprometimento como um relevante fator de diferenciação; Como fortalecer a cooperação e o trabalho em equipe no sistema educacional?; Motivação e comprometimento: um discurso ou um realidade?; O desafio de transformar menos em mais na educação.

Continua…

 

2 Comments

Querido Marcio!

O prazer foi todo meu de te-lo encontrado!

Você é um menino antenado, criativo e inovador!

Seus sonhos, ideias e realizações se misturam e criam vida no diálogo!

Você é um querido!

Parabéns!

Celia,
Você também é uma inspiração. Quero ser como você quando crescer 😉
Adorei sua energia na palestra e quero te apresentar para o Colégio Arcádia que é a escola do meu filho mais velho.
Abraços,
Marcio Okabe

Deixe uma resposta