Fluxonomia 4D e Origami

You are currently viewing Fluxonomia 4D e Origami

Descobri a Fluxonomia 4D em 2104 na palestra da Lala Deheizelin no TEDxJardins e este vídeo me fez decidir fazer o curso PRESENCIAL de Fluxonomia 4D em 2016.

A Fluxonomia 4D é uma metodologia criada por Lala Deheizelin que é uma renomada futurista brasileira cuja essência é aprender a enxergar o mundo com óculos 4D da abundância/colaboração, ao invés dos óculos 2D da competição/escassez e, a partir dessa persectiva, criar FUTUROS DESEJÁVEIS.

A Fluxonomia 4D tem 4 pilares que são a Economia Criativa, Economia Compartilhada, Economia Colaborativa e Multimoedas. Na palestra do TEDxJardins 2014, Lala explica os 8 Cs + 1C da Fluxonomia 4D: Conhecer e Comunicar (Economia Criativa), Conectar e Compartilhar (Economia Compartilhada), Colaborar e Celebrar (Economia Colaborativa) e Circular e Creditar (Economia Multimoedas). O 9o C é a CONFIANÇA!

Fluxonomia 4D e Origami no evento da ABRH Vale do Paraíba

Já se passam 6 anos desde que me formei na Fluxonomia 4D e hoje percebo como vamos incorporando os conceitos da Flux 4D de forma natural.

Vamos analisar como foi a participação do Origami.club no 1o Congresso Gente & Gestão da ABRH Vale do Paraíba sob a perspectiva da Fluxomomia 4D. Um destaque do evento é que uma das palestrantes foi a própria Lala Deheinzelin!!!

Economia Criativa – Conhecer e Comunicar

Os origamistas Ernesto Kohiyama e Alexandra Cervantes que são membros do Origami.club foram CUIDAR do espaço do ORIGAMI. O Ernesto já está há mais de 1 ano como membro do Origami.club e, apesar da timidez, tem participado de muitos eventos compartilhando sua paixão pelos origamis modulares e kusudamas. A Alexandra entrou há poucas semanas no Origami.club, ela é peruana e AMA ORIGAMI assim como seu filho mais novo de 12 anos.

O propósito do Origami.club é LEVAR FELICIDADE E SAÚDE PARA O MUNDO e todos que querem fazer parte do nosso clube devem estar alinhados com nosso propósito.

CONHECER as pessoas é o ponto de partida da Fluxonomia 4D e COMUNICAR suas paixões e desejos é o que move o primeiro pilar da Economia Criativa.

Economia Compartilhada – Conectar e Compartilhar

O evento aconteceu em um espaço incrível, inovador e inspirador que é e o Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O Parque Tecnológico São José dos Campos é um ambiente que promove ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, sempre em busca do desenvolvimento das empresas e instituições vinculadas. 

O PqTec é o ponto de conexão entre empresas de todos os portes, universidades e institutos de pesquisa, políticas públicas e sociedade. O Parque está presente em todas as fases de um negócio, desde a ideia até a internacionalização.

https://pqtec.org.br/

A diretoria da ABRH Vale do Paraíba CONECTOU com este espaço incrível que foi COMPARTILHADO para criar um evento inédito que trouxe experiências inesquecíveis para todos. Aproveitei para gravar vídeos dos aviões bumerangue para o canal do Instagram do @Origamiclubbr.

Os origamistas, eu inclusive, pudemos COMPARTILHAR NOSSA PAIXÃO e IKIGAI com as pessoas presenteando as pessoas com borboletas com as logomarcas da ABRH Vale do Paraíba e do Origami.club.

Economia Colaborativa – Colaborar e Celebrar

O evento foi 100% organizado de forma COLABORATIVA a partir de um SONHO COLETIVO de um grupo de pessoas, em especial da diretoria da ABRH Vale do Paraíba. Além disso, outras pessoas foram se envolvendo no projeto e o Origami.club participou com parceiro/apoiador. Os origamistas toparam participar sem cachê, pois não havíamos conseguido patrocinador para o ORIGAMI.

O origami que é a arte milenar japonesa de dobrar papéis já é em sua essência uma CELEBRAÇÃO porque TODAS AS PESSOAS que ganham ou aprendem a fazer um ORIGAMI dão um SORRISO e tem um momento de FELICIDADE.

Os palestrantes colaboraram fazendo palestras de forma gratuita e ganharam origamis especiais. Até o maior ilusionista brasileiro – Issao Imamura – se apaixonou pelo avião bumerangue e pelo Torus de Origami.

O networking com os palestrantes e organizadores em eventos como este valem muito mais do que o $$$ pode pagar.

Economia Multimoedas – Circular e Creditar

O Origami.club teve uma participação excelente com a decoração com cortinas de tsurus, a mesa com a exposição de origamis, os origamistas fazendo e distribuindo origamis, e a palestra/aula do coração de origami com reflexões sobre as forças de caráter.

Lembram que os origamistas foram sem receber cachê? Saímos de São Paulo 7h da manhã e voltamos somente 23h. Reconhecendo o esforço de todos e, principalmente, a ALEGRIA com que o Ernesto e a Alexandra realizaram o trabalho com o PROPÓSITO de levar FELICIDADE para os participantes do evento, decidi dar o apoio financeiro de R$ 100 para cada um. Lembro que pode parecer poucos, mas a ideia da Fluxonomia 4D é fazer um BALANCEAMENTO dos diversos fatores que promovem abundância/colaboração. Para nós origamistas, uma MULTIMOEDA são os sorrisos e gratidão das pessoas. Por este motivo, é possível receber menos dinheiro $$$ e ainda se sentir FELIZ e SATISFEITO(A).

Este é um dos pilares mais desafiadores da Fluxonomia 4D porque DINHEIRO é um dos temas que envolvem mais crenças limitantes e tabus da nossa sociedade.

Participação da Lala Deheizelin – Criadora da Fluxonomia 4D

Vídeo que me fez tomar a DECISÃO de fazer o curso da Fluxonomia 4D

Palestra da Lala no TEDxJardins 2014 – O Poder de um sorriso

Esta foi a primeira vez que assisti uma palestra da Lala e tive o prazer de a conhecer pessoalmente.

Minha explicação sobre a Fluxonomia 4D

Deixe um comentário