Adoro estar frase no filme Extraordinário da Netflix.
“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil” Extraordinário Netflix
Vivemos em uma sociedade que tem esquecido os valores humanos básicos como amor, perdão e gentileza.
Vou contar uma história que aconteceu agora de manhã. Eu moro no Butantã na Zona Oeste de São Paulo que é um bairro com muitas casas e com “ar de interior”. Levei meu filho para o metrô e quando estava quase chegando em casa, vi uma senhora – dona Dilma – acendando para um táxi e ele não parou. Dei meia volta e perguntei se ela queira carona. Expliquei que a vi acendando para o táxi e ela disse que tentou ligar no ponto de táxi e não tinha nenhum e que não sabia usar o aplicativo do Uber. Ofereci carona e a levei até o metrô e ela contou que tem 89 ANOS e que com ainda está saudável não gosta de incomodar os filhos. A deixei no metrô e eu que não estava com uma energia muito boa por questões de alguns conflitos, me senti bem melhor. A propósito, quando saí para levar meu filho eu estava começando a escrever este post.
A reflexão para todos nós é que devemos ficar mais ATENTOS (atentos de VERDADE) ao que está acontecendo ao nosso redor, pois podemos perder a oportunidade de colocar em prática tantas coisas que compartilhamos das redes sociais….
A expressão “Gentileza gera Gentileza” foi criada por José Daltrino – o Profeta Gentileza – que foi uma das figuras mais marcantes do Rio de Janeiro e imortalizada em música por Marisa Monte (Ver a matéria e música no final deste artigo).
Quem foi José Datrino, o “Profeta Gentileza”?
Empresário do setor de transporte de carga em Niterói, José Datrino (1917-1996), nascido em Cafelândia, no interior paulista, tornou-se Gentileza após uma epifania à véspera do Natal de 1961. Teve a visão do que acreditou ser o fim dos tempos, vendeu todos os bens e virou pregador de rua.Após o incêndio em um grande circo de Niterói, em que morreram mais de 500 pessoas, José ouviu vozes pedindo que abandonasse o mundo material e se dedicasse à vida espiritual.
Por mais de 20 anos circulou pelo Rio com sua bata branca cheia de apliques e com seu estandarte, pregava nas praças e nas barcas entre Rio e Niterói anunciando sem cansar: “Gentileza gera Gentileza”. Escreveu seus pensamentos em 56 pilastras do viaduto do Caju, na entrada da cidade. Era um andarilho que podia ser visto em qualquer bairro da cidade, das praias à mais distante periferia.
Fonte – https://www.revistaprosaversoearte.com/gentileza-gera-gentileza-profeta-gentileza-jose-datrino/
Qual origem da palavra GENTILEZA?
Ela deriva do Latim gentilis, “da mesma família ou clã”, de gens, “grupo de famílias definido no início da formação de Roma”, trazendo uma ideia de nobreza, de bem-tratar os outros.
A origem pode não parecer tão romântica, mas se analisarmos sob outra perspectiva e imaginarmos o mundo como uma “pequena” Aldeia Global segundo a teoria de Marshall McLuhan ou a Teoria de Gaia que defende a hipótese que a Terra é um grande organismo vivo.
Segundo a Teoria de Gaia, a Terra é um um organismo vivo tal qual um ser vivo. Os rios e mares são como o sistema circulatório, os seres vivos são como células e os seres humanos seriam os neurônios. Ou seja, o cérebro de Gaia seriam TODOS NÓS.
Fonte – https://marciookabe.com.br/espiritualidade/teoria-de-gaia/
Quando era mais jovem, eu tinha inúmeros preconceitos e um deles era aceitar a expressão pejorativa “Coisa de hippie” como algo relacionado a pessoas que não eram sérias e levavam a vida na diversão.
“O movimento hippie tinha por objetivo rebelar-se contra os valores instituídos pela sociedade e através do descondicionamento, chegar à existência autêntica, embasada pela formação de uma ‘nova consciência’“, explica a historiadora e especialista em história social Patricia Marcondes de Barros, em entrevista ao G1.
Documentário sobre Gentileza
Histórias inspiradoras de GENTILEZA
Vídeos sobre Gentileza
Marisa Monte se inspirou no Profeta Gentileza para escrever um das músicas mais bonitas do seu repertório. Saindo de uma gravação para uma campanha da PAZ, ela queria mostrar os muros pintados pelo Profeta Gentileza… mas a companhia de limpeza do Rio havia PINTADO OS MUROS DE CINZA.