Lições do Filme Extraordinário

You are currently viewing Lições do Filme Extraordinário

Este é um daqueles filmes sem grandes efeitos especiais e uma bela história sobre amizade que todos deveriam relembrar. Todos fomos crianças e tivemos nossos desafios na escola. Talvez a gente tenha feito algumas pessoas tristes fazendo brincadeiras indevidas ou bulliyng como se fala muito hoje em dia. O problema é quando nem percebemos que, ao invés de ajudar a fazer as pessoas mais felizes, fazemos o dia delas mais tristes.

A maior lição que posso destacar deste filme é que sempre temos a chance de tornar o dia de alguém mais feliz, devemos lembrar da frase.

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”

Extraordinário Netflix

Resumo do filme

Auggie é um garotinho que nasceu com uma deformação no rosto, mas que em nada atrapalhou o seu desenvolvimento e a sua inteligência. Com medo de ele ser discriminado na escola e sofrer bullying, seus pais, Isabel e Nate, interpretados por Julia Roberts e Owen Wilson, decidem educá-lo em casa, prática que é bastante comum e permitida nos Estados Unidos. Porém, quando o menino completa 10 anos de idade, eles sentem que chegou o momento de ele conhecer outras crianças e explorar o mundo fora do conforto e da segurança proporcionados por sua família em casa.

Fonte: https://jrmcoaching.com.br/blog/extraordinario-o-que-o-filme-nos-ensina/

Lições sobre educação e vida

Quem me conhece sabe que sou defensor do homeschooling como alternativa para a educação. Tenho vários posts sobre educação livre e homeschooling no meu blog e uma das minha palestras preferidas é Liberdade e Felicidade – O Futuro da Educação.

Algumas pessoas podem assistir o filme e pensarem que se trata apenas de um filme sobre crianças, porém assim como o livro “O Pequeno Príncipe” trás mensagens profundas com uma sensibilidade e simplicidade que muitas pessoas não percebem.

“O essencial é invisível aos olhos. Quem ama vê além da aparência física e é isto que ama: a essência.” Antoine de Saint Exupéry

Para não dar spoiler, vou falar as lições que tirei do filme sem falar das cenas.

  • Lição 1 – Seja gentil
    Vivemos em um mundo que valoriza a competição e que premia os bons em coisas como futebol, matemática, carros, etc. Mas o que realmente lembramos e guardamos para sempre na nossa memória? Momentos de CONEXÃO HUMANA e GENTILEZA é um dos atos humanos que criam momentos extraordinários.
  • Lição 2 – Defenda o que acredita e seja você mesmo
    Todos queremos pertencer a alguma tribo, mas infelizmente muitas pessoas acabam mudando seus comportamentos para serem “aceitos” pelos grupos.
    No Brasil, dizem que TODOS devem gostar de futebol… Será mesmo?
    Quais são os VALORES ESSENCIAIS para você? Avalie as pessoas com quem convive e decida se seus valores estão alinhados.
  • Lição 3 – Acolha as pessoas
    Ninguém gosta de se sentir excluído, correto? Preste atenção às pessoas nos lugares que frequentar e convide as pessoas que perceber isoladas para participar das conversas.
  • Lição 4 – Acredite que pode ser extraordinário(a)
    Ser extraordinário nem sempre é ser o campeão nos esporte ou quem tira as notas mais altas. Precisamos EXPERIMENTAR COISAS NOVAS para descobrir nossos talentos.
    A irmã de Auggie também descobre que pode ser extraordinária, mas você vai precisar assistir o filme para saber como ela descobriu seu talento.

“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.”

Aristóteles

Origami no filme Extraordinário

Uma cena que deve ter passado despercebida pela maioria das pessoas é a cena no quarto de Via (irmã do protagonista – Auggie) onde podemos notar um móbile de tsurus que é o origami mais popular.

Lembrei que moramos no Iraque entre 1979/1980 porque meu pai trabalhava na Petrobrás e tivemos a oportunidade de viajar para o Japão e conhecer outros países da Ásia. Compramos um livro de origami avançado no Japão que tenho até hoje e como não existia YouTube foi onde aprendi alguns origamis avançados. Quem poderia imaginar que um dia a minha paixão de infância seria o meu talento extraordinário?

Resenhas do filme Extraordinário

O protagonista é um garotinho de 10 anos (Auggie Pullman) que nasceu com uma síndrome, denominada Síndrome de Treaccher-Collins. O filme o retrata com o rosto deformado, mesmo após longos anos de cirurgias. Sua mãe, interpretada pela atriz Julia Roberts, optou por lhe oferecer ensino em casa, na tentativa de proteger o filho contra o suposto bullying que sofreria se a criança fosse para a escola.

https://www.blogs.unicamp.br/comunicacao/2020/02/17/por-tras-do-extraordinario-o-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-auggie-pullman/

Frases do filme Extraordinário

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”

“A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força.”

“Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.”

“Carregamos dentro de nós as coisas extraordinárias que procuramos à nossa volta.”

“Quase sempre uma história tem mais de dois lados.”

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

“O bom da vida é que às vezes podemos consertar nossos erros. Aprendemos com eles. Nós nos tornamos pessoas melhores.”

“Coragem. Bondade. Amizade. Caráter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos e acabam por nos conduzir à grandeza.”

“Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito.”

“Um sonho é como um desenho em sua mente que vai ganhando vida.”

“Vamos criar uma nova regra de vida… sempre ser um pouco mais gentil que o necessário.”

Fonte das frases: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/32-frases-atemporais-que-voce-encontra-em-extraordinario/

Deixe um comentário