Mudanças e Coronavírus – Reflexões sobre MEDO e SERENIDADE

A pandemia do Coronavírus criou uma onda de MEDO em todo mundo. Os prejuízos em todos os países são enormes, principalmente para negócios que dependem do fluxo de pessoas como teatros, restaurantes, cinemas, escolas, etc.

A REFLEXÃO que gostaria de propor é:

Precisamos ter MEDO do Coronavírus?

Gravei um vídeo com a história de Nasrubin e a Peste – Uma reflexão sobre a pandemia do Coronavírus…Prevenir SIM, mas com SERENIDADE e não MEDO…

Eu sempre busco ver o lado positivo dos acontecimentos. Concordo que é necessário tomarmos todos os cuidados preventivos para achatar a curva de propagação de doenças. A curva abaixo ilustra que o sistema de saúde tem uma capacidade limitada e que as medidas de proteção ajuda a evitar que doenças se propaguem acima da linha da capacidade de atendimento.
Fonte: https://www.nytimes.com/2020/03/11/science/coronavirus-curve-mitigation-infection.html

Este vídeo da Casa do Saber é excelente para explicar a curva acima. ASSISTAM!!! Um dos vídeos mais esclarecedores que já assisti.

A conclusão é “PRECISAMOS MUDAR OS HÁBITOS” e a forma de diminuir a contaminação é reduzir as interações sociais. Porém, somos SERES SOCIAIS e sentimos falta da INTERAÇÃO HUMANA.
Alguns acabam tendo o comportamento de NEGAÇÃO e evitam as mudanças de hábitos, e muitos ficam em PÂNICO que não ajuda em nada.

Pensamento positivo vs Pensamento negativo

Acredito que a maioria das pessoas vai concordar que nosso pensamento cria grande parte da nossa realidade, principalmente no nosso corpo. O link abaixo tem uma ótima seleção de pensamentos sobre o poder dos nossos pensamentos.

“Os piores inimigos não são capazes de lhe fazer tanto mal quanto teus próprios pensamentos.” Buddha

Fonte: https://acordocoletivo.org/2013/06/30/o-pior-inimigo-sao-nossos-proprios-pensamentos/

Podemos tomar medidas preventivas com SERENIDADE. A ideia vale para qualquer situação da vida e escolhi este vídeo do Divaldo Franco sobre serenidade.

Sou espírita e gostei do vídeo abaixo sobre a visão espírita sobre o Coronavírus. Sob esta perspectiva, uma doença como o Coronavírus vem com o objetivo de trazer uma CURA para problemas que nossa sociedade precisa ENFRENTAR.


Ideias para aproveitar a pandemia do Coronavírus para INOVAR

Este é um artigo muito interessante que conta como Alibaba souberam aproveitar momentos de CRISE para evoluírem. Selecionei alguns trechos para vermos como podemos aproveitar momentos de crise para CRESCERMOS.

https://disruptionhub.com/coronavirus-an-innovation-opportunity/

Coronavírus – uma oportunidade de inovação

Permita o trabalho remoto com vídeo integrado, aplicativos de tarefas e melhoria de processos. Muitas empresas possuem alguns sistemas que ocasionalmente usam para trabalho remoto, mas sejam proativos agora para revisar os sistemas, obter feedback e alterar os processos para torná-los mais eficazes. Um CEO com quem falei na China disse que apenas 20% de sua equipe foi autorizada a voltar ao local de trabalho. Com tantas pessoas em casa ou em outros locais, é importante revisar e atualizar as maneiras de trabalhar.

Implemente novas formas de trabalhar com práticas ágeis. Para fazer a mudança, crie equipes pequenas, capacitadas e focadas, com objetivos pragmáticos de curto prazo. Pode ser o lançamento de um evento on-line, serviço ou ciclo de vendas de produtos para substituir as interações físicas que serão interrompidas pelo vírus. Em seguida, aprenda e melhore para a próxima iteração. Vimos isso conferir benefícios significativos.

Aproveite a oportunidade para treinar e analisar o desenvolvimento de produtos e serviços. Estou vendo empresas na China que aproveitaram a oportunidade enquanto interrompidas das atividades normais para revisar seus processos e implementar em um ritmo mais rápido. Por exemplo, uma empresa de serviços financeiros que está enfrentando mudanças regulatórias aproveitou a chance para desenvolver e implementar treinamento. Outro empreendimento no setor de Veículos Elétricos está aproveitando a oportunidade para desenvolver proposições em gerenciamento de energia distribuída.

‘Pense fora da caixa’ e inove. Considere como as idéias de outros setores e novas tecnologias podem ser aplicadas aos seus negócios, o que não seria feito em tempos normais. Costumo dizer que é melhor “pensar nas caixas de outras pessoas” e não apenas fora da sua caixa.


História das Pandemias

Cezar Taurion compartilhou um artigo e infográfico EXCELENTE sobre a história das pandemias no mundo.

O interessante é que, até o momento, o Coronavírus não é tão grave como outras pandemias.

O infográfico é uma verdadeira aula de história sobre crises mundiais provocadas pelas principais doenças.

https://www.visualcapitalist.com/history-of-pandemics-deadliest/


Arrependimento – Ana Cláudia Arantes

A letalidade do Coronavírus não é alta se a pessoa estiver com boa imunidade. Ela é maior em idosos e pessoas com baixa imunidade.

O MEDO das pessoas é na verdade, o medo da MORTE. Escolhi um dos vídeos mais incríveis que já assisti. A Ana Cláudia Arantes trabalha com cuidados paliativos e dá uma lição de VIDA neste sermão na School of Life.

O que fazer para aproveitar o TEMPO em casa?

Trago uma frase de Leonardo da Vinci para te inspirar.

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca em medo e nunca se arrepende”.

A internet tem inúmeras tecnologias que APROXIMAS AS PESSOAS. O YouTube permite aprender praticamente tudo que quisermos e conhecer youtubers como se fôssemos amigos.

Tecnologias de videoconferência como ZOOM.US, Google Hangout e Whereby.com permitem que as pessoas façam reuniões com pessoas de todo mundo. Reuniões presenciais passam a ser reservadas apenas quando forem realmente essenciais.

Cursos online

Gostaria de convidar você a fazer meus cursos online na Udemy. Estou com mais de 15 mil alunos.

https://www.udemy.com/u/marciookabe

Cursos e encontros presenciais e ONLINE – https://www.sympla.com.br/konfide

Busque seu IKIGAI – Propósito de vida

Que tal aproveitar o TEMPO para descobrir o que AMA FAZER e o seu IKIGAI? IKIGAI é a RAZÃO DE VIVER, segundo os japoneses.

Referências:

2 Comments

Olá Tiemi
Legal. Eu estou dando grande foco no ONLINE e no HOME OFFICE.
Vamos conversar novamente? Acredito que esta crise será uma oportunidade.
Abraços,
Marcio Okabe

Deixe um comentário