Pensamentos e Desejos para 2015

Picinguaba é uma vila de pescadores que fica no litoral norte de São Paulo. Picinguaba é um lugar mágico com praias e paisagens lindas onde conseguimos nos desligar do mundo (literalmente, pois a internet praticamente não funciona na alta temporada). Já se passaram mais de 30 anos desde a primeira vez que fui para Picinguaba quando não tinha nem luz elétrica, a estrada de acesso era de terra e os pescadores traziam muitos (muitos mesmo) peixes. A luz elétrica chegou faz tempo e o turismo cresceu muito, com isso a principal atividade no verão são os aluguéis de casas para temporada e os passeios de barco. Apesar de tudo, ainda continua sendo um lugar incrível para conhecer.

Fotos de Picinguaba – Praia da Fazenda, Ilha das Couves e Reveillón

Gravei este podcast para desejar um Feliz 2015 cheio de conquistas.

Tirei esta foto (do mar) no local onde gravei o podcast e no último dia antes de voltar para São Paulo.

Gravei o som do mar para percebermos como é importante refletirmos sobre como vivemos em um mundo um pouco “louco”.

Ainda trabalhamos como na era industrial onde a maioria das pessoas trabalha de 9h às 18h de segunda a sexta (às vezes sábados e domingos) quando já temos possibilidade de  trabalhar em qualquer lugar e qualquer hora (para grande parte das profissões).

No site Nômades Digitais tem um belo texto que é inspirador para quem quer mudanças na vida.

Nômades Digitais – Comece por aqui

Copiei o início do texto, mas recomendo a leitura do texto completo “Comece por aqui – Nômades Digitais”.

“Se você está lendo esse texto agora, considere-se uma pessoa de sorte. Você está presenciando uma revolução que está mudando a forma como o mundo funciona. Por mais que ainda possa não ter percebido isso, estamos na crista da onda de um movimento global que nos próximos anos vai desconstruir a noção do que significa trabalhar e ter uma vida feliz de verdade. As grandes responsáveis por isso? A internet e a tecnologia.

A junção dessas duas coisas fez nascer um novo modelo de trabalho e de vida ao qual cada dia mais pessoas aderem – a possibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que haja uma conexão com a internet.

É um momento épico: as paredes dos escritórios e as baias começam a despencar para diversas profissões. Em diversos casos, elas já não fazem mais sentido. Hoje, para muita gente, não há mais porque pegar horas de trânsito todos os dias, se locomover para escritórios que em sua maioria ficam em áreas centrais, gastar com transporte, estacionamento, almoço, gasolina, e tudo inflacionado, pois há muitas pessoas fazendo as mesmas coisas nos mesmos lugares. Há formas mais inteligentes de trabalhar, ganhar dinheiro e ter uma vida fantástica ao mesmo tempo.

Cortas o tempo em fatias

Este poema que muitos atribuem a Carlos Drummond de Andrade é bem legal para explicar a força que temos no início de cada Ano Novo.

Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente…
Roberto Pompeu de Toledo  – Não é Drummond! )

Fonte: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/cortar-o-tempo-em-fatias-nao-e-drummond-e-roberto-pompeu-de-toledo

Criando e encontrando o trabalho que você AMA

Duas pessoas que valem a pena conhecer são o Rick Jarow e o Roman Krznaric.

Tive o prazer de participar do workshop “Criando o trabalho que você AMA” do Rick Jarow e agradeço imensamente ao Derek Gallo – sócio da Plug N’ Work que é um dos melhores espaços de coworking do Brasil e a Daniela de Oliveira que me deram esta oportunidade porque divulguei este workshop para toda minha base de contatos da Konfide e do Linkedin.

Em 2013, assisti a palestra “Uma nova visão do trabalho” de Roman Krznaric que é autor do livro “Como encontrar o trabalho de sua vida” e um dos fundadores da School of Life. Ele citou a frase abaixo e deixo como lema para 2015 para todos nós!

“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.” Aristóteles

Conheçam um pouco de Picinguaba

Vejam um vídeo que gravei sobre Picinguaba e a Praia da Fazenda. Esta bem simples, mas quem quiser ajudar a gravar uma nova versão, falem comigo!

Não resisti e já lancei o primeiro site de 2015 para organizar as informações sobre Picinguaba. Se quiser ajudar, comente e entre em contato comigo.

http://www.picinguaba.eco.br

Feliz 2015!!!

Deixe uma resposta