Hoje ministrei a palestra de “Marketing no Google para ONGs” no Seminário da Diálogo Social em Salvador. O evento é organizado pela Diálogo Social e reuniu palestrantes em divesos temas relacionados à gestão de organizações não-governamentais como captação de recursos, legislação e marketing.
Gostei muito de ministrar a palestra, pois abordei de forma bem didática a importância do Marketing no Google como forma de fortalecer a presença da ONG na internet. Abri a palestra com o vídeo “Think Different”.
O Steve Jobs é um excelente caso de Storytelling, pois ele se tornou referência em diversas áreas como marketing, tecnologia, comunicação e até cinema.
Falei da importância das ONGs aproveitarem o alto poder de criação de histórias em torno das causas sociais. O tema Storytelling é uma das grandes tendências para criação de conteúdo colaborativo.
Veja a palestra completa:
[vimeo clip_id=”31301788″ width=”600″ height=”333″]
Citei exemplos de cases de sucesso viral no Youtube como os Pôneis Malditos e a Galinha Pintadinhas. Mas um case muito legal para o tema sociedade é o vídeo “Só por um minuto”
Como exemplo de uma ONG excelente de Storytelling, eu citei a ImageMagica que utiliza a fotografia como elemento transformador da sociedade.
“Perceber o mundo em que se vive é o primeiro passo para modificá-lo”
André François
Destaquei a importância do site da ONG ser fácil de gerenciar e recomendei o uso do Joomla! ou WordPress. Questionei quem utilizava o Joomla! ou WordPress no site da ONG, e apenas uma pessoa informou que o site é em Joomla!.
Aproveitei para apresentar o projeto “Wikisocial – Sites para ONGs” que irei apresentar no TEDxSalvador.