Dia Internacional do Nikkei

Em 20 de junho se celebra o Dia Internacional do Nikkei”, data em que os primeiros imigrantes japoneses chegaram no Havaí, em 1868. Em 2019, esse dia foi instituído aqui no Brasil também.

A data é comemorada logo após o dia oficial da imigração japonesa no Brasil – celebrado em 18 de junho, data em que os primeiros imigrantes japoneses chegaram em Santos.

O Bunkyo realizou sábado dia 19/Junho/2021 um evento virtual com a apresentação dos valores nikkeis escolhidos por meio do Projeto Geração da JCI Japão com descendentes e não-descendentes, os “newkeis”, isto é, aqueles não-descendentes que possuem afinidade com a cultura japonesa. Através de mensagens de vídeo estes artistas, realizarão diversas performances.

O Japão foi representado no evento por meio das mensagens de vídeo do Vice-Ministro de Negócios Estrangeiros, Keisuke Suzuki, e do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, assim como da Cônsul-Geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi.

Referências:

https://www.bunkyo.org.br/br/2021/06/06/bunkyo-comemora-o-dia-internacional-do-nikkei-com-uma-live-especial/

O que é “Nikkei”?

O que quer dizer Nikkei? Não estamos falando da bolsa de valores japonesa. Estamos falando de gente Nikkei – emigrantes japoneses e seus descendentes que fundaram novas comunidades em todo o mundo.

O termo Nikkei tem significados múltiplos e bem variados, dependendo de cada situação, da área geográfica, e do ambiente. A palavra Nikkei também inclui pessoas de descendência racial mista que se identificam como Nikkei. Os japoneses nativos também usam o termo Nikkei para se referirem aos emigrantes e seus descendentes que retornaram ao Japão. Muitos destes Nikkei vivem em comunidades unidas e mantêm identidades culturais distintas daquela dos japoneses natos.

No presente, existem entre 2.6 e 3 milhões de pessoas de descendência japonesa vivendo fora do Japão. A maioria destas pessoas vive nas Américas, onde formaram famílias e comunidades; um processo que transformou tanto eles próprios como as sociedades onde se estabeleceram.

Fonte: http://www.discovernikkei.org/pt/about/what-is-nikkei

Origami.club – Um sonho de ser um portal do Origami para o mundo

Estamos com a campanha de crowdfunding do Origami.club e agradeço se puder clicar no no link abaixo para conhecer
https://benfeitoria.com/origamiclub-portal-do-origami-o87

Deixe um comentário