O que é FLOW (Estado de FLUXO)?

Momento presente e FLOW – Seguir o fluxo

Aprender a aceitar cada tarefa que temos que fazer com gratidão e atribuindo significado é um passo para entrar em um estado que é chamado de FLOW (FLUXO). Quando estamos em FLOW estamos no momento presente e atenção plena.

Em geral, as pessoas entram no estado de fluxo (FLOW) quando estão fazendo algo que realmente AMAM fazer. Atletas são um ótimo exemplo, pois quando estão em estado de FLOW esquecem completamente o mundo ao seu redor e atingem alta performance. 

Para entrar em FLOW é necessário que a atividade seja desafiadora o suficiente para gerar um aprendizado, mas que não seja fácil a ponto de gerar tédio. 

Ter momentos de FLOW regularmente é essencial para estimular atenção plena (mindfullness), criatividade, alta performance e, principalmente, felicidade. 

O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi – criador da teoria do fuxo (flow) explica que FLOW é um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo

Deixe um comentário