Terceira Idade – Tendências e Negócios

A pandemia do COVID-19 chacoalhou o MUNDO e, além das mortes de pessoas, milhões de empresas – alguns centenários – estão quebrando. O FATO é que o MUNDO DIGITAL ganhou força e quem não aproveitar para SURFAR NAS ONDAS DA MUDANÇA perderá oportunidades de se posicionar no novo mundo que está se formando diante dos nossos olhos.

A pirãmide etária está rapidamente mudando para um perfil com a diminuição de jovens e aumento da terceira idade. A pergunta é:

O que você está fazendo para aproveitar esta tendência?

Veja o vídeo do IBGE explicando esta tendência.

Terceira Idade e Negócios

Antes de falar de negócios, vamos refletir sobre velhice e terceira idade.

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?

Confúcio

O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo.

Honoré de Balzac

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.

Dalai Lama

Na minha visão, para compreender quais são as tendências de negócios para criar negócios para a terceira idade que ajudem a criar FUTUROS DESEJÁVEIS devemos pensar nas palavras-chave (Hashtags) associadas à terceira idade.

#Felicidade #Longevidade #Saúde #Sabedoria #Aprender #Reaprender #Amizades #Empatia #Colaboração #Cohousing #Ikigai #Autoconhecimento #Criatividade #Talentos #Aposentadoria #TempoLivre
(Colabora comentando ou enviando sua dica para @marciookabe

Tivemos honra de fazer ORIGAMI no estande da Notredame Saúde no evento Longevidade Expo.

Eu acredito que projetos para Terceira idade devem trazer os seguintes elementos para terem chances de sucesso:

  • Aprendizado – Quem não gosta de aprender coisas novas? Idosos tem mais tempo livre e necessitam aprender novidades para manter o cérebro ativo.
  • Conexões e Amizades – Em tempos de isolamento, reuniões no Zoom são uma excelente forma de melhorar o ânimo e o humor e, com isso, diminuir as chances de depressão, tristeza e doenças relacionadas à falta de estímulos.
  • Cohousing (Comunidades urbanas) – O conceito de cohousing não é restrito a idosos, mas a qualquer pessoa que acredite que podemos criar novos modelos de moradia e convivência.

    “Cohousing é uma comunidade urbana guiada pelo espírito de solidariedade e respeito ao meio ambiente. Embora tudo funcione na base da coletividade, nessas espécies de vilarejos ou condomínios compartilhados, as moradias são individuais.”

    Vìdeos sugeridos:
    Como a cohousing podem nos fazer mais felizes (e viver mais).
    Findhorn – Ecovila na Escócia
  • Facilitação da Tecnologia – Quando eu dava aulas de informática, em 1996, lembro de um dia que a Enny Murahovschi (esposa de Jaime Murahovschi – um dos maiores pediatras do Brasil) falou “Eu esqueço muita coisa que você ensina, mas agora NÃO TENHO MAIS MEDO deste computador.” Ajudar pessoas idosas a usarem a tecnologia é uma grande tendência.
  • Empreendedorismo – Se vamos viver até os 100 anos, o que impede das pessoas de terceira idade de serem empreendedoras?
    Meu amigo Dimas Moura – criador do canal +50 – tem um vídeo com mais de 1 milhão de visualizações com dicas de empreender após os 50 anos.
  • Turismo Criativo – Idosos, em geral, tem mais TEMPO e dinheiro para viajar fora dos períodos de alta. Eles podem viajar nos períodos de baixa ocupação e gostam de viajar em grupo.
    Tive a honra de gravar o evento Turismo e Longevidade organizado pelo Observatório da Terceira Idade no evento Smart City Business 2019. Além disso, tenho alguns projetos na área de turismo criativo.

A perfeição está no coletivo

Gostou? Você tem projetos focados na Terceira Idade? Mande um whatsapp 11 99480-1777 ou @marciookabe e vamos criar um COLETIVO?

Ser feliz é o que importa

A conclusão que quero propor é que as ideias de negócios que sugeri não são apenas para terceira idade. Além disso, NUNCA DEVEMOS FAZER NADA PELO DINHEIRO, mas sim para ajudar a SERVIR OS OUTROS e a melhorar sua qualidade de vida. Ou seja:

O melhor negócio do mundo é ajudar os outros a serem FELIZES!

Marcio Okabe

Referências:

Veja o painel do Pinterest – https://br.pinterest.com/marciookabe/terceira-idade/

Deixe uma resposta