Go to Top

“Quem sou eu” – Palestra sobre Logosofia

Ontem fui assistir a palestra “Quem sou eu” na Fundação Logosófica da Saúde.  Fui convidado por Luis Carlos Galófaro da Agência Digital Iguana e confesso que a palestra superou minhas expectativas. Como de hábito, gosto de escrever sobre temas que geram reflexões e mudanças internas.

O que achei mais incrível na Logosofia foi a criação de um método para evolução consciente em conduz o ser humano ao conhecimento de si mesmo.

Um dos pontos da palestra que mais me chamou a atenção é a analogia com SER com SABER. Para SER médico, a pessoa precisa estudar e se formar em medicina. Então o dilema “SER ou não SER” também poderia “SABER ou não SABER”. Portanto, a busca do saber é o que nos conduz a SER HUMANOS mais evoluídos.

Pensamentos são autônomos e tem vida própria

Sabe quando vamos dormir e ficamos com vários pensamentos e preocupações dentro da cabeça? Para a Logosofia, os pensamentos nascem na nossa mente e criam vida própria. Cabe a nós aprendermos a ter consciência dos nossos processo mentais para podermos colocar nossa inteligência no controle de nossas ações e atitudes.

O dia-a-dia nos consome e, muitas vezes, deixamos de dar atenção à família por conta do trabalho. A palestrante Mônica Ungar comentou que muitas vezes, quando estava trabalhando no computador, seu filho a procurava e ela não lhe dava atenção. Ela explicou que, conscientemente, passou a tomar outra atitude e parava o trabalho do computador e dava atenção imediata ao filho. No início, um “pensamento” tentava te persuadir a dar atenção à finalização do trabalho.

Ela esclareceu a importância de sabermos dominar os pensamentos e não deixar que eles se tornam parte do nosso EU.

O que você carrega na sua mochila?

Outro tema excelente foi a analogia da nossa vida com uma viagem na qual carregamos uma mochila. É muito fácil perceber quando uma mochila está pesada e então decidir o que retirar da mesma. Porém, na nossa vida não percebemos a quantidade de “coisas” nos atrapalham nesta viagem. São pensamentos e atitudes que não nos levam a uma vida melhor que podemos conscientemente deixá-los de lado para dar espaço a novos pensamentos que nos levem em direção da felicidade.

Somos nossos próprios criadores

A imagem ao lado foi retirada do Wikipedia e é bem interessante.

Segundo a Logosofia, com a proposta da evolução consciente para busca do autoconhecimento, de Deus e das leis do Universo, o homem assume o controle da sua própria criação.

Logosofia – Fundação

Assistam este excelente vídeo institucional da Logosofia.

“A Logosofia (do grego λόγος – logos = palavra, verbo e σοφία – sophia = sabedoria, ciência original) é uma escola desenvolvida pelo pensador e educador humanista Carlos Bernardo González Pecotche, que busca oferecer ferramentas de ordem conceitual e prática para obter o auto aperfeiçoamento, por meio de um processo de evolução consciente que conduz ao conhecimento de si mesmo.

Estabelece que os pensamentos são autônomos e independentes da vontade individual, e que nascem e cumprem suas funções sob a influência de estados psíquicos ou morais, próprios ou de outrem. Tem como finalidade libertar as faculdades mentais das influências sugestivas, para que o indivíduo, pensando melhor, compreenda os verdadeiros objetivos da vida.”

A escola logosófica dá a conhecer um método e um conjunto próprio de disciplinas que objetivam levar o homem ao conhecimento de si mesmo, dos semelhantes, de Deus, do universo e de suas leis eternas, e ainda como uma nova forma de sentir e conceber a vida, por apresentar uma nova concepção do homem, de sua organização psíquica e mental e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e projeções.” Fonte – Wikipedia

Um dia você aprende…

Excelente vídeo com mensagens de vida com imagens muito bem selecionadas.

, ,

2 Responses to "“Quem sou eu” – Palestra sobre Logosofia"

  • Adalmi Teixeira Souza
    27 de maio de 2015 - 7:50 Reply

    Gostaria de participar, estou em Bauru. SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *