Calvin e Haroldo

You are currently viewing Calvin e Haroldo

Calvin e Haroldo são personagens criados por Bill Watterson e fazem parte das minha infância e adolescência. A sutileza dos quadrinhos com um humor que traz reflexões sobre a vida tornam Calvin e Haroldo uma obra prima dos quadrinhos.

Tínhamos a coleção completa de Calvin e Haroldo, mas quando voltamos do Iraque (sim, moramos no Iraque entre 1981 e 1982) ela se perdeu na mudança.

Retomei contato com o Calvin e Haroldo na Feira do Livro na USP e não resisti a tentação de voltar a ler. A Editora Conrad relançou o Calvin e Haroldo e você pode comprar online.

Selecionei alguns vídeos essenciais para quem é fã do Calvin e Haroldo, ou para quem quer entender porque Calvin e Haroldo é considerado por milhões de pessoas como a melhor tira de jornais do mundo.

Em tempos de uma busca incessante da FAMA e DINHEIRO, Bil Watterson é um exemplo de integridade artística, pois NUNCA LICENCIOU o Calvin e Haroldo. Ele poderia ter ganho muito mais dinheiro como vemos acontecer com a maioria das marcas, mas além de não licenciar o Calvin e Haroldo, ele decidiu PARAR DE ESCREVER em 1995 quando percebeu que já havia passado todas as mensagens que queria levar para o mundo.

Calvin e Haroldo na Educação

Se você é professor, educador ou pai/mãe, a leitura do Calvin e Haroldo deveria ser obrigatória, pois as mensagens sobre como as escolas podam a criatividade são de uma sutileza e humor que cativam pessoas de qualquer idade.

A tirinha acima me lembra a APRENDIZAGEM CRIATIVA e EDUCAÇÃO MAKER. A tirinha abaixo nos faz pensar “Por que não podemos aprender de forma divertida?”.

Calvin e Haroldo trazem conceitos de filosofia de forma sutil. Na tirinha abaixo, lembramos da frases.

“Os ignorantes são mais felizes.”
Clarice Lispector

“Crianças não falham, as escolas falham com as crianças.”
Sir Ken Robinson

Por que não aprendemos sobre FELICIDADE nas escolas? Tenho poucas recordações das escolas e um dos motivos foi a falta de SIGNIFICADO nos conteúdos apresentados.

Nos dias de hoje, Calvin seria diagnosticado com TDAH e tomaria remédios…

“Professores das primeiras séries do ensino fundamental vez por outra estão às voltas com um ou outro aluno que não pára quieto um instante, se movimenta o tempo todo, não dá a mínima para o que está sendo ensinado e ainda fica incomodando os coleguinhas. O destino do bagunceiro é quase sempre a sala da diretoria, onde uma bela bronca o espera. Esse é um comportamento típico dos meninos portadores do transtorno, que neles tem o predomínio de sintomas de hiperatividade. “
Fonte: https://tdah.org.br/a-crianca-com-tdah-e-a-escola/

Se você não conhecia o Calvin e Haroldo, espero que este post tenha te ajudado a ter a curiosidade de conhecê-los. Ficarei grato se comentar com sua opinião.

Acompanhem a tag #CalvineHaroldoTirasDiarias no Instagram.


“Calvin and Hobbes (Calvin & Hobbes em Portugal, Calvin e Haroldo no Brasil) é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 18 de novembro de 1985 e 31 de dezembro de 1995[1], tendo ganho em 1986 e 1988 o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos Estados Unidos.

Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes (Haroldo, em português), um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de peluche/pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.

Ao fim de dez anos de publicação, os fãs consideram Calvin & Hobbes uma obra prima pela sua visão única do mundo, pela imaginação do protagonista e pelas situações insólitas que se estabelecem.

Watterson abandonou a criação que o tornou famoso em 1995, embora as tiras continuem em publicação em vários jornais, incluindo o português Correio da Manhã e o brasileiro O Estado de S. Paulo, primeiros jornais em seus respectivos países a publicar a tira.

A última tira inédita foi publicada a 31 de dezembro de 1995.”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Calvin_and_Hobbes

Deixe um comentário