Primeira Turma de Marketing Digital na Escola São Paulo

Hoje me lembrei de um dos slogans mais famosos da publicidade brasileira “o primeiro sutiã a gente nunca esquece“. Conhecei a Escola São Paulo através do Marcos Hashimoto que é professor do curso Bota pra Fazer e que tive o prazer de dar uma aula sobre empreendedorismo. Esta semana, ministrei o curso Marketing Digital para a minha primeira turma na Escola São Paulo e foi uma ótima experiência. Como o curso foi de 5 dias com 3h por dia, a turma teve tempo para se conhecer e se integrar.

A primeira aula sobre “Marketing Digital – Cenário e Tendências” foi a que deu mais trabalho para preparar, porém foi a que gostei mais de ministrar. Fiz várias provocações sobre Passado e Futuro, mostrando empresas e negócios que são “coisas do passado” e questionei sobre como identificar o que vai se tornar passado e o que será o futuro. Consegui transmitir os principais conceitos do Marketing Digital como Cauda Longa, Curva de Adoção de Tecnologia, ZMOT, Inteligência Coletiva e outros.

Dormi muito pouco esta semana, pois gosto de caprichar nas apresentações que crio com o Prezi. Para quem não sabe, o Prezi é “a vida inteligente após o PowerPoint”. Ele permite criar aulas com um fluxo de imagens que cativa o aluno e, consequentemente, melhora o aprendizado. Veja o Prezi do primeiro dia.

Os módulos Marketing no Google e Marketing de Conteúdo foram bem complementares. Reforcei bastante a importância dos blogs como forma de promover a marca pessoal ou empresarial de forma eficaz no Google e nas redes sociais. Vejam um vídeo onde falo sobre os blogs que gerencio e portais que colaboro com artigos.

Blogs e Portais que colaboro – Marcio Okabe por marciookabe no Videolog.tv.

Criei um painel do Pinterest focado em Marketing de Conteúdo – http://pinterest.com/marciookabe/marketing-de-conteudo/.

Na quinta falei sobre Redes Sociais e convidei o Willian Alexandrino para fazer uma participação especial e compartilhar seu conhecimento. Também apresentei o Social ID Now que é uma plataforma que integra seu site às principais redes sociais. Mostrei o case de sucesso do Hotel DPNY de Ilhabela.

A última aula sobre Soluções online 3.0 onde mostrei como é possível criar de forma simples e gratuita formulários com Wufoo, pesquisas com SurveyMonkey e apresentações com Prezi. Falei sobre o Google Apps como solução integrada de e-mail, calendário e documentos. Mostrei como usar o Slideshare para divulgar apresentações em PPT, mas mostrei como é possível incluir vídeos do Youtube ou aúdio. Vejam este Slideshare com trechos do livro “Feliz Dia Novo” e narração do texto TUDO PASSA de Irineu Toledo.

Estou ansioso para uma nova turma e que este modelo de cursos livres da Escola São Paulo seja replicado em outras cidades para dar oportunidade para pessoas de diferentes áreas possam se encontrar e gerar novas ideias e negócios juntos. Isso me lembra a frase que me levou ao HSM 2010 como uma das 12 selecionadas em um concurso cultural promovido pela HSMOnline.

“O Brasil que dá certo é um país de pessoas conectadas e livres p/ aprender e prosperar coletivamente e de forma colaborativa.” Marcio Okabe

Parece que a era da informação está chegando ao fim, e agora estamos entrando na ERA DA COLABORAÇÃO.

4 Comments

Olá Pedro,
Com as opções de plataformas, nada impede de fazer treinamentos online.
Vou te enviar um e-mail com algumas ideias.
Abraços,
Marcio Okabe

Luciano,
Existem muitos cursos online de marketing digital, porém eu acredito que nada substitui a interação presencial e o networking entre alunos. No curso presencial, o professor (se for professor de verdade) sabe aproveitar as experiências dos alunos e criar conexões entre eles de forma a estimular o aprendizado.
Sugiro participar da Academia Konfide que é um projeto inovador de ensino/aprendizagem.
http://cursos.konfide.com.br/academia-de-marketing-digital

Abraços,
Marcio Okabe

Deixe uma resposta