Salesforce – CRM Online

Todas empresas falam da importância do Marketing de Relacionamento, porém poucas empresas e pessoas realmente se preocupam em criar estratégias. Vejam trechos do artigo de Marcelo Miyashita, um dos maiores experts neste tema no Brasil.

A 3ª geração do Marketing de Relacionamento
A evolução do marketing de relacionamento e os desafios impostos aos seus profissionais Por Marcelo Miyashita

Marketing de relacionamento não é um assunto novo. Desde o fim da década de 1980 quando surgiu, ganhou relevância e sua primeira notoriedade, o tema vem sendo aplicado por empresas e seus profissionais de marketing na suas decisões de negócios e, por acadêmicos, em estudos e publicações. E assim como outros assuntos de marketing evoluem, o marketing de relacionamento também evolui constantemente – aprimorando e mudando conceitos, práticas e suas ferramentas de trabalho.

Classifico essas mudanças como gerações do marketing de relacionamento. A primeira geração abordava o tema como uma mudança de visão estratégica: a importância de olhar o negócio sob o ponto de vista do cliente…

…Essa limitação foi reduzida com o advento e proliferação das soluções de CRM (Customer Relationship Management) durante a década de 90 e com forte desenvolvimento na parte final da década e início dos anos 2000. E assim foi possível associar um cadastro a um pedido, uma entrega e um faturamento. Tornou-se possível, com alto grau de facilidade, emitir um ‘extrato’ do cliente – apresentando relatórios administrativos da interação do cliente com a organização e vice-versa. O CRM fez surgir a segunda geração do marketing de relacionamento. A geração do marketing além do dirigido, capaz de ser individualizado….

…A terceira geração do marketing de relacionamento tem foco de trabalho nas relações que os clientes desenvolvem com outros clientes. Em como conseguir monitorar esse movimento, atender os clientes organizados em redes e estimular ações colaborativas com eles.

Artigo na íntegra: http://miyashita.com.br/?id=120&m=408

Independente do grau de marketing de relacionamento que sua empresa está, é fundamental ter um bom sistema de gestão e controle de clientes. A Salesforce é uma das soluções de CRM oferecidas no formato cloud computing mais antigas do mercado. Há mais de 10 anos, fornece soluções online de CRM e, portanto, é uma das maiores do mercado.

 

 

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