Estrelas do Mar – Faça a diferença

Esta é uma das melhores metáforas que já ouvi. Ele nos motiva a acreditar que podemos fazer a diferença e que devemos fazer a nossa parte.

Era uma vez um escritor que morava numa tranquila praia, perto de uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e a tarde ficava em casa a escrever.

Um dia, enquanto caminhava na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, deitá-las novamente ao oceano.

– Por que fazes isso? – perguntou o escritor.
– Não vês! – explicou o jovem – a maré está baixa e o sol está a brilhar. Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia.

O escritor espantou-se.

– Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Deitas umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai morrer de qualquer forma.

O jovem pegou mais uma estrela na praia, deitou de volta ao oceano e olhou para o escritor.

– Para esta aqui eu fiz a diferença…

Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano.

Deixe uma resposta