Purificador de Ar e Coronavirus

You are currently viewing Purificador de Ar e Coronavirus

Com a pandemia do Coronavírus, uma das perguntas mais importantes sobre prevenção é “Purificadores de ar são eficientes no combate ao coronavírus?”.

Purificadores de ar de alta qualidade usam o Filtro HEPA que conseguem filtrar partículas com 0,1 mícron de diâmetro que é o tamanho do coronavírus.

Veja 2 vídeos sobre o Aspirador e Purificador de Ar Rainbow. Um deles, eu mesmo gravei mostrando a eficiência deste incrível equipamento.

Selecionei conteúdo de alguns posts que explicam como a tecnologia do filtro HEPA funcionam.

Purificadores de ar e o coronavírus

Os purificadores de ar entram na conversa sobre o coronavírus de algumas maneiras:

Primeiro, o CDC aconselha as instalações que tratam as pessoas infectadas com coronavírus que: “Idealmente, o paciente não deve ser colocado em qualquer sala onde a exaustão da sala seja recirculada dentro do prédio sem filtragem HEPA”

Amaircare AirWash 4000 sendo usado pelo governo canadense para salas de teste de coronavírus

O Amaircare AirWash 4000 está sendo usado pelo governo canadense para salas de teste de coronavírus

Fonte:
https://www.sylvane.com/blog/how-air-purifiers-can-help-with-the-coronavirus/

Mas quão pequeno é o coronavírus? E qual é o menor tamanho de partícula que um filtro HEPA pode capturar? Vamos dividir isso em duas perguntas:

Quão pequenas são as partículas de coronavírus?

O novo Coronavírus 2019, ou 2019 nCoV, é um novo vírus respiratório identificado pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, na China. Os cientistas já tiraram imagens do microscópio eletrônico para medir o tamanho dos “virions” do coronavírus (ou partículas). Os virions são partículas esféricas com diâmetros de aproximadamente 125 nm (0,125 mícrons). As menores partículas são de 0,06 mícrons e as maiores são de 0,14 mícrons.

Tamanho de partícula do vírus coronavírus, pode purificadores de ar capturar coronavírus

Isso torna as partículas de coronavírus menores que as PM2,5, mas maiores que algumas partículas de poeira e gases.

Os filtros HEPA podem capturar partículas tão pequenas quanto o coronavírus?

Se olharmos para a definição de filtros HEPA na Wikipedia, ele diz que os filtros HEPA devem remover: “99,97% das partículas com tamanho maior ou igual a 0,3 µm”.

Tamanho de captura de partículas de filtro HEPA 0,3 µm;  purificador de ar coronavírus

Apenas menciona partículas de 0,3 mícrons e acima. Então, e quanto a partículas menores do mesmo tamanho que o coronavírus? Os filtros HEPA podem capturá-los?

Essa pergunta exata levou a anos de confusão e declarações falsas de publicidade sobre os filtros HEPA, como este, então vamos ao que interessa.

Por que nossas intuições sobre os filtros de purificador de ar estão erradas

A resposta é surpreendente. É surpreendente, porque nossa intuição sobre filtros está errada. Como a maioria das pessoas, tive a intuição de que os filtros HEPA funcionam como uma rede.

Filtros HEPA - eles capturam partículas como uma rede?

Se uma partícula é menor do que os orifícios na rede, ela passa. Faz sentido! No entanto, acontece que partículas tão pequenas quanto o coronavírus e outras nanopartículas são capturadas usando um fenômeno científico chamado  difusão .

Saiba mais sobre a ciência por trás da difusão e como ela captura nano-partículas »

A difusão é surpreendentemente eficaz na captura de pequenos aprticles do tamanho de vírus. De acordo com a NASA,  os filtros HEPA capturam “praticamente 100% das partículas”.

Captura de HEPA de nanopartículas da NASA

Pesquisadores da t ele Universidade de Minnesota testado esta questão com fibra de vidro mais fracos forno filtros e filtros HEPA de alto grau . Em seu teste,  eles dispararam partículas de prata de 3 a 20 nanômetros nos filtros (aproximadamente 5 a 30 vezes menores que as partículas de coronavírus).  

Filtros HEPA capturam nanopartículas;  purificadores de ar capturam coronavírus

Os resultados mostraram que os filtros capturaram 99,99% de partículas menores que 5 nanômetros. Bingo! Os filtros HEPA (e até mesmo filtros de menor qualidade, como os filtros de forno) são incrivelmente eficazes na captura de partículas de tamanho menor, como o coronavírus.

O que isso significa para o coronavírus?

Se você mora em uma casa comum ou trabalha em um escritório ou escola com um grande número de funcionários, ligar o purificador de ar pode ajudar a filtrar quaisquer partículas do tamanho de vírus no ar, reduzindo potencialmente a chance de transmissão. Os filtros HEPA, de uma só vez, podem filtrar mais de 99% do coronavírus.

Bottom Line: Os purificadores de ar podem capturar o coronavírus?

Os purificadores de ar que contêm filtros HEPA ou mesmo filtr

os de qualidade inferior podem capturar praticamente todos os tamanhos de partículas sólidas, incluindo partículas com 0,1 mícron de diâmetro – ou o mesmo tamanho do coronavírus. Se você mora em uma casa compartilhada ou trabalha em um ambiente fechado com muitas pessoas, ligar um purificador de ar pode ajudar a reduzir a propagação do coronavírus.

Para aqueles em locais com sistema de ar central (HVAC), verifique se os sistemas contêm filtros e se estão em boa manutenção. Se o seu HVAC não contiver filtros, a instalação de purificadores de ar em cada sala ainda poderá ajudar a reduzir a propagação de vírus.

Fonte: https://smartairfilters.com/en/blog/can-air-purifiers-filter-out-the-coronavirus/

Deixe um comentário