Yoshino Cedar House – Netflix

Um dos programas que mais amo na Netflix é o Aluga-se um paraíso no qual três influencers digitais fazem viagens incríveis apresentando 3 tipos diferentes de hospedagens do Airbnb em cada país: Lugar barato e criativo, local exótico e espaço luxuoso. Luis Oritz é um corretor de imóveis (https://www.instagram.com/luisdortiz), Megan Batoon é atriz e decoradora de interiores (https://www.instagram.com/meganbatoon) e Jo Franco é brasileira, vlogueira, escritora e contadora de histórias (https://www.instagram.com/jo_franco).

Veja mais sobre Aluga-se um paraíso no blog do Miguel Barbieri.

Casa do Airbnb coletiva para comunidade no Japão

Eu AMEI a Yoshino Cedar House que faz parte do projeto Turismo Responsável do Airbnb para estimular o turismo cultural e educativo como forma de promover sustentabilidade para comunidade e moradores da cidade de Yoshino.

Pena que não tem vídeos no YouTube do episódio, portanto ASSISTAM. Achei um vídeo para verem um pouco da história.

Ah! Publiquei no Google Drive do Turismo Criativo! Cliquem para assistir!

Airbnb se une a comunidade local para erguer hospedagem em cidade japonesa

Assinado por Go Hasegawa, projeto faz parte de iniciativa do Airbnb de valorizar a cultura e mão de obra local

Por Nádia Sayuri Kaku Atualizado em 25 mar 2021, 17h59 – Publicado em 26 abr 2018, 14h01

A cidade japonesa de Yoshino fica entre as montanhas da província de Nara e é famosa pela floração de suas cerejeiras. Em 2004, foi reconhecida como patrimônio cultural da Unesco e, desde 2016, é a sede de uma iniciativa pioneira: a Yoshino Cedar House. A Casa de cedro de Yoshino (em tradução livre) explora como a arquitetura, a cultura e o compartilhar podem ajudar na revitalização de comunidades rurais. A construção, um híbrido de espaço comunitário e hospedagem, começou como uma colaboração entre o cofundador do Airbnb Joe Gebbia, o arquiteto japonês Go Hasegawa e a comunidade local. Hoje, faz parte do recém-criado Núcleo de Turismo Responsável do Airbnb e é administrado por 31 membros de uma cooperativa da região.

Durante a instalação, os próprios moradores da cidade decidiram que a administração do negócio seria coletiva. Uma cooperativa foi formada e hoje ela possui 31 membros, entre residentes locais e estudantes interessados em interagir com estrangeiros – se você reservar um quarto ali, um morador da cidade irá recepcioná-lo em sua chegada e irá auxiliá-lo durante sua estadia, inclusive com traduções.

Segundo o Airbnb, em 12 meses, o negócio arrecadou cerca de 25 mil dólares, quantia que foi repartida entre a cooperativa local e investida na própria comunidade. Além disso, 70 novos empregos foram

gerados em decorrência do projeto. O sucesso da empreitada inspirou os habitantes locais a investir na locação de suas próprias casas – em 2015, havia somente quatro casas da região listadas no Airbnb. Hoje, são 15.

Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/arquitetura/airbnb-se-une-a-comunidade-local-para-erguer-hospedagem-em-cidade-japonesa/

Referências sobre Turismo Responsável e Airbnb

https://news.airbnb.com/br/airbnb-e-turismo-de-sp-promovem-acao-por-viagem-responsavel-no-feriado/

Airbnb se une a comunidade local para erguer hospedagem em cidade japonesa. Assinado por Go Hasegawa, projeto faz parte de iniciativa do Airbnb de valorizar a cultura e mão de obra local

Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/arquitetura/airbnb-se-une-a-comunidade-local-para-erguer-hospedagem-em-cidade-japonesa/

Yoshino Cedar House – Arquiteto Go Hasegawa

Neste artigo podemos ver mais detalhes sobre o trabalho de arquitetura da Yoshino Cedar House. Vale MUITO A PENA a leitura, pois ele explora com a arquitetura promove uma conexão com a natureza através de um projeto minimalista e em harmonia com a natureza. O legal é que o artigo cita outro famoso arquiteto japonês – Sou Fujimoto – que tive a honra de conhecer na Japan House e fiz um vídeo sobre a exposição Futuros do Futuro Sou Fujimoto (Ah, ele ganhou um Torus de Origami).

Luminárias na Yoshino Cedar House

No vídeo acima tem uma parte que falam das luminárias da Naoyo Sakamoto e fiquei IMPRESSIONADO com o trabalho dela.

http://www.akari-yoshino.com/philosophy.html

Naya Sakamoto

Nasceu na cidade de Yoshino, Prefeitura de Nara.
Crescer no ambiente de administrar uma serraria de Hinoki Yoshino.
Depois de se formar no Otani Women’s Junior College, trabalhou em um escritório de projetos arquitetônicos. Depois disso, enquanto estudava design de interiores, ele teve a ideia de “terapia de luz” do Sr. Yuji Hashida, uma escola de iluminação, e em 1998 ele começou a fazer lâmpadas cortando ciprestes Yoshino em fatias finas e empilhando-as.

Núcleo Global de Turismo Responsável do Airbnb

Iniciativa para impulsionar o turismo que beneficia as comunidades e seus residentes inclui programas locais, conselho consultivo e divulgação de novos dados

O Núcleo Global de Turismo Responsável é uma iniciativa do Airbnb para impulsionar o turismo local, autêntico e sustentável em países e cidades em todo o mundo. Desde que a plataforma foi fundada, há 10 anos, os viajantes descobriram novos destinos e bairros fora do eixo turístico tradicional, trazendo benefícios econômicos para o comércio local e moradores ao redor do mundo. Consolidando este trabalho por meio de parcerias, programas e eventos, o Airbnb visa expandir seus esforços para fortalecer economicamente as comunidades, estimular viagens para destinos menos conhecidos e apoiar hábitos ecologicamente sustentáveis.

https://news.airbnb.com/br/nucleo-global-de-turismo-responsavel/

Deixe uma resposta