Fórum e-Commerce Brasil 2011

Neste sábado, participei do Fórum e-Commerce Brasil 2011, mas infelizmente só pude chegar à tarde. Porém, como todos eventos promovidos pelo iMasters foi muito proveitoso.

Participei das palestras: Case: Farm apenas para convidados (William Albuquerque Jr), Mercado de Luxo vs. Classes C, D e E (Luli Radfahrer, Luiz Pavão, Vivianne Vilela), Display para Performance: como utilizar de forma efetiva as estratégias de mídia gráfica do Google (Flávia Verginelli), Análise do mercado de e-commerce de viagens e hotelaria na América Latina (Ruth Cuadrado), Case Wine.com.br – Gestão de clientes de carne e osso (Anselmo Endlich), Painel – Investimentos no E-Commerce Brasileiro (In Hsieh, Anibal Messa, Patrick Arippol, Ayrton Aguiar) e ebay: Corporate Strategy for E-Commerce (Jean-Francois Van Kerckhove). Fiz um mapa mental de algumas palestras.

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e-Farm: Apenas para Convidados

O caso da loja virtual da Farm Rio (e-Farm –  www.farmrio.com.br) mostrou como é possível uma rede de lojas físicas investir em uma loja virtual de forma planejada para manter a integração do branding online e offline.  Foram 10 meses de planejamento/projeto e implantação, sendo que a estratégia da empresa foi tornar a loja virtual sua principal loja, objetivo que foi atingido em menos de 1 ano.

A exclusividade para participar da loja virtual, sendo restrito apenas a clientes que se cadastrarem nas lojas físicas ou convidados, se mostrou efetiva para manter o padrão de qualidade e EXCLUSIVIDADE que as consumidoras da marca desejam.

Destaque para as fotos e a rádio e-Farm.

Site –  www.farmrio.com.br

Mercado de Luxo vs. Classes C, D e E

(Luli Radfahrer, Luiz Pavão, Vivianne Vilela)

O Luli Radfahrer dispensa comentários para quem é do meio digital, pois ele é um dos palestrantes mais requisitados nos grandes eventos. A minha surpresa ficou com a Vivianne Vilela (Sebrae Nacional) que fez uma palestra cativante onde mostrou com a classe C,D,E está em franco crescimento no Brasil e como isso se reflete no e-commerce.

Conversei com ela após a palestra, e ela mostrou ser uma pessoa apaixonada pelo Brasil e pelas pessoas.

Ela citou cases de e-commerce como uma loja que vende apenas para Rocinha, pois as lojas tradicionais evitam fazer entregas na Rocinha. Vejam sua apresentação:

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Sites citados na palestra:

  • Blog para empreendedores que sonham em abrir o próprio negócio – www.becocomsaida.blog.br

Vejam alguns tweets:

“@andrezzafcs: Sensacional a palestra da @viviannevilelano #forumecommerce!! A classe C quer computador positivo em 18x e não tablet…”

“@dferreira: @viviannevilela esse publico#forumecommerce tem que sair pra rua pra conhecer o povo” // Falta muito terreno…

“@marciokonfide: Estudem antropologia se quiserem atuar bem no mercado C, D e E. (@VivianneVilela)#forumecommerce”

RT @marciokonfide: Sobre pirataria de DVD… “Eles não fazem pirataria, eles fazem compartilhamento de cultura.” (via @viviannevilela#forumecommerce

Rede de Display com Flávia Verginelli (Google)

Display para Performance: como utilizar de forma efetiva as estratégias de mídia gráfica do Google.

A palestra da Flávia foi excelente e mostrou de maneira clara como a Rede de Display é de fundamental importância na estratégia de SEM. Com a fragmentação do uso da internet, a busca está perdendo importância para os milhares de blogs, sites, etc. se olharmos da perspectiva de tempo de navegação.

Ela destacou a importância de usar a tag de ReMarketing no seu site para que seja possível mostrar anúncios diferentes para os internautas com base na informação se ele passou ou não pelo site da empresa.

Foram apresentandos alguns números que impressionam, como as 15 milhões de visualizações da tela de logout do Orkut, ou a tendências de métricas como “50% da publicidade online em 2015 serão cost per view” (o anunciante só paga se o usuário permaneceu X segundos no vídeo).

Os vídeos são uma das grandes tendências da internet. Vejam o vídeo da Old Spice | The Man Your Man Could Smell Like que se tornou um dos maiores sucesso do Youtube.

A conclusão que podemos tirar da palestra da Flávia é a importância de criar conteúdo de alta qualidade (anúncios, vídeos, landing pages, etc.) sempre com o objetivo de potencializar a conversão. Com as escolhas infinitas que a internet possibilita, o i-consumidor será cada dia mais exigente.

Continua…

Depois irei atualizar este post, vejam as fotos de alguns slides.

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