Marketing de Conteúdo e Inteligência Coletiva #Curti

Dia 2/setembro/2011 tive o imenso prazer de ministrar a palestra “Marketing de Conteúdo e Inteligência Coletiva” no evento Internet Marketing Road Show 2011 (IMRS) em Salvador/BA. Reconheço que estava um pouco receoso, pois os dois temas são muito amplos e reuni tanto material que estava com dificudades de decidir qual seria a melhor sequência das ideias. No final deu tudo certo e o pessoal gostou bastante da palestra. Valeu a pena ter elaborado a apresentação usando o Prezi.com, cliquem na imagem para acessar a apresentação.

Marketing de Conteúdo

Os dois temas são muito abrangentes e fiquei com receio de não dar tempo de abordar tudo que pensei. Primeiro fiz uma provocação com a frase:

O futuro do marketing é o conteúdo colaborativo.

Depois contextualizei os conceitos de Marketing e Conteúdo:

Marketing é o processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que eles querem e precisam através da criação e troca de produtos e valores com outros.” Philip Kotler

conteúdo (con.te.ú.do)
2 Assunto, tema, matéria de carta, livro etc.; teor, texto. Conteúdo intencional, Sociol: conjunto dos interesses e valores específicos para os quais convergem as atividades típicas de um grupo social. Conteúdo social, Sociol: o mesmo que cultura. (Fonte: Michaelis)

Com isso, defini Marketing de Conteúdo como:

Criar, publicar e promover conteúdo de forma planejada com o objetivo de tornar sua marca referência e líder em um nicho de mercado.”

Apresentei os conceitos da Cauda Longa e apresentei o vídeo sobre o livro “Long Tail de Chris Anderson”. Segundo a teoria da Cauda Longa, a possibilidade de escolhas infinitas da internet trouxe à tona as demandas ocultas e o mercado de nichos começa a dominar o antigo conceito de mercado de massa.

A curva de adoção de tecnologia é abordado no livro “Crossing de Chasm (Cruzando o Abismo)” mostra como as pessoas adotam a tecnologia segundo 5 diferentes perfis.

Após a apresentação deste conceitos, questionei novamente a platéia “O que é conteúdo MESMO?” e apresentei cases como: Pôneis Malditos, Galinha Pintadinha, Realidade Aumentada, Nokia Future Vision, Steve Jobs em Stanford e TEDx São Paulo.

Inteligência Coletiva

“É uma inteligência distribuída por toda a parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em mobilização efetiva das competências.” Pierre Lévy

Sites de referência:

Deixe um comentário