Como foi o Internet Marketing Road Show 2011 (IMRS) em Salvador

Nos dias 2 e 3 de Setembro de 2011 foi realizado o Internet Marketing Road Show 2011 (maior evento sobre Marketing Digital no Norte/Nordeste) em Salvador. Este ano, minha palestra foi sobre “Marketing de Conteúdo e Inteligência Coletiva” que apresentei com o Prezi e foi uma das palestras que mais gostei de ministrar.

[prezi id=”apqntpcevwip”]

Fiz um mapa mental sobre o evento no MindMeister com anotações sobre o evento “IMRS 2011“. Quem participou do evento e quiser ajudar, me envia um tweet @marciokonfide.

[mindmeister url=”http://www.mindmeister.com/111984473/imrs-2011”]

Tentarei fazer um resumo das minhas percepções sobre o evento.

A primeira palestra do Mario Mello do PayPal falou sobre a entrada do PayPal no Brasil, e meu destaque é para o fluxo simplificado de compra que é o diferencial em relação à concorrência.

Diego Rydz da ABRADI abordou a importância de existirem padrões de serviços digitais para facilitar a contratação por parte dos clientes. Uma das melhores iniciativas nesta direção é o www.manualdeservicosdigitais.com.br que traz uma tabela de referência de serviços e preços. Ele destacou que as grandes agências não têm interesse na transparência, pois o desconhecimento do cliente leva a contratações com verbas maiores.

Luis Moreira do iBahia.com falou sobre Conteúdo Digital 2.0: Como os Portais se Reinventaram como Forte Meio de Publicidade. Ele descreveu a trajetória do iBahia de um projeto que quase foi cancelado há alguns anos para se tornar um dos principais portais do nordeste. Um comentário interessante foi sobre uma campanha da Fiat na qual “a Agência Click recomendou para FIAT não investir nos portais regionais do Nordeste” onde ele destacou a importância de se profissionalizar para fornecer formatos adequados para atender as demandas dos clientes.

O painel sobre Compras Coletivas contou com Claudio Urpia – Ofertas Clube, Yang Mendes – LucrOn e Luis Romel – Clube Educação. Cláudio destacou que a hotelaria dá muito dinheiro, mas apenas para sites que possuam atuação em várias cidades. O Luis Romel destacou muito bem que o Brasil possui uma grande carência de pessoas qualificadas e que o Clube Educação, para muitas pessoas, é o sonho de se formar em uma faculdade.

Carlos Chetto da HotWords apresentou o conceito de publicidade com KeyWords com links no conteúdo. Achei bem interessante, e creio que vale pena testarem este formato.

A palestra “Impacto das Mídias Sociais na Indústriado Entretenimento” com Joaquim Nery da Central do Carnaval e Kleber Sangalo da Caco de Telha Formatura/Coordenador de Marketing de Ivete Sangalo foi excelente. Como uma viagem no tempo na origem do carnaval, Joaquim Nery mostrou como se originaram os trios elétricos e como a Central do Carnaval surgiu a partir da demanda dos foliões de trocas abadás. Kleber Sangalo trouxe os bastidores das estratégias de marketing de Ivete Sangalo e como ela adora a interatividade com os fãs via Twitter. Leiam a matéria “Ivete Sangalo – A cantora por trás do Twitter“.

No segundo dia, a primeira palestra com Gil Giardelli sobre “A Sociedade em Rede – Inovação,Economia e Crowdsourcing na Indústria” hipnotizou a platéia com uma sequência de slides, vídeos e frases de impacto que nos levam a refletir como usar a internet para criar inovações. Sua frase serve como norte para resumir sua palestra.

“Não use velhos mapas, para descobrir novas terras” Gil Giardelli

Fiz um mapa mental para palestra do Gil, pois já sabia que seria muito conteúdo. Dos vídeos e cases apresentados, destaco “O Poder das Palavras”.

Rodrigo Almeida Goncalves falou sobre “Social Sales and Social Marketing” e apresentou a grande mudança cultural na forma das pessoas decidirem e comprarem produtos/serviços.

Cleber Paradela falou sobre Ativação de Patrocínio e superou muito minhas expectativas. Atualmente na Africa, ele é mais um exemplo de como os baianos são criativos e podem conquistar espaço na área de marketing. Duas frases de impacto: “A Bahia é PHD em patrocínio e entretenimento” e “Para toda tendência, sempre há uma contratendência“.

O Case Rockin Rio e Itaú onde serão utilizadas pulseiras RFID da Sociallize para que os participantes cadastrem suas principais redes sociais e possam compartilhar fotos no Twitter, Facebook, etc. de forma simples e deixar os amigos morrendo de inveja.

Claudio Cardoso falou sobre Internet e Espontaneidade, e reconheço que não sabia exatamente o que esperar da palestra. Ele começou apresentando o vídeo do presidente da Eurostar – empresa responsável pelo trem Londres/Paris – se desculpando via Youtube com um vídeo caseiro gravado por seu filho de 19 anos. A partir daí delineou um discurso bem cativante mostrando que o vídeo gera uma “proximidade” com as pessoas onde a autenticidade, transparência e espontaneidade são valorizadas.

Algumas frases de destaque: “A espontaneidade está no centro de uma boa comunicação.”, “Se você não ocupar uma pauta, alguém irá ocupar.“, “Todo mundo tem um primo rico, se você não tem, você é o primo rico.”, “A comunicação é um princípio estratégico.”

Creio que a principal mensagem é questionar o papel do comunicador em um mundo altamente conectado onde as regras mudaram.

Ana Moraes e Monyca Motta falaram sobre “Direito Digital: Segurança Online,Cybercrimes e Direito Autoral” e abordaram de forma clara e assertiva um tema que as pessoas deixam de lado, mas que é de fundamental importância para preserver a imagem pessoal e da empresa na internet.

René de Paula falou sobre “A Inovação Digital Que o Brasil Precisa

Excelente palestra que mereceu também um mapa mental exclusivo (aceito ajuda, pois não deu tempo de anotar tudo).

http://www.mindmeister.com/112146899/a-inova-o-digital-que-o-brasil-precisa-imrs-2011-rene-de-paula

Gostei MUITO da reflexão proposta por René de Paula para prestarmos atenção no crescimento da Classe C, D e E na internet e como existem oportunidades de negócios que podem ser MUITO mais interessantes do que focar apenas no público que compra iPhone e iPad. O vídeo abaixo é uma lição de como é importante saber focar a atenção. Contem quantos passes serão dados pelo time de branco…

Ufa!!! Depois irei complementar mais este post, porém AGRADEÇO MUITO se você puder ajudar postando suas percepções do eventos e vídeos relacionados.

Estou organizando uma seleção de vídeos citados pelos palestrantes no formato do Prezi. Vejam!

[prezi id=”i30q6yrrjw3g”]

Depois irei postar minha palestra em formato PPT e em vídeo, mas peço que se INSCREVA para receber notícias do meu blog.

Parabéns a Robert Phillips (ILS3), Allessandro Canella (BeeWeb), Vinícius Barros (Expert) e Fernanda Oliveira (IMRS) pela brilhante organização do evento.

Abraços a todos e obrigado pela oportunidade de aprender!

Marcio Okabe
@marciokonfide

Este post tem 2 comentários

  1. Ana Luiza

    Márcio, parabéns pela palestra maravilhosa. Fiquei encantada.
    Muito mais sucesso sempre.

    1. marciookabe

      Olá Ana,
      Obrigado! Estarei em Salvador dias 26 a 28. No dia 27 farei mais um curso de Marketing no Google.
      Anote e divulgue http://www.konfide.com.br/salvador
      Abraços,
      Marcio

Deixe um comentário