Amizade, Networking, Storytelling e Produtos de Limpeza

A combinação parece estranha, mas logo você compreenderá.

Desde 2009, faço parte do BNI Brasil que é uma rede de negócios onde diversas pessoas se reúnem semanalmente para apresentar suas empresas e fazer referências de negócios. Em resumo, NETWORKING.

O meu grupo se reúne todas as sextas no Hotel Feller próximo à Av. Paulista e um dos membros do grupo é o Sr. Edson Campos da Medem Delivery que e uma empresa que vende produtos de limpeza, descartáveis, copa e equipamentos. A Medem atua em uma área que não possui um bom apelo para gerar uma decisão de compra pelos diferenciais dos produtos e o preço é um dos fatores decisivos. O verdadeiro diferencial é a história da Medem que foi fundada para ajudar seu filho Eduardo Campos.

“Ao se aposentar, em 2001, depois de trabalhar 36 anos em um grande banco, o administrador de empresas Edson Campos decidiu abrir um negócio para seu filho, Eduardo, que havia nascido com mielomeningocele, malformação da coluna vertebral. Então com 21 anos, ele se tornara cadeirante aos 19, depois de uma cirurgia na medula. O negócio criado por Campos levava o nome de Medem Delivery e tinha como objetivo fornecer material descartável para o dia a dia de empresas. ” Fonte: Revista PEGN

Visitei a Medem Delivery que fica na região do Morumbi, conheci o Eduardo Campos e, além disso, o Edson Campos é um senhor extremamente simpático e cativante. Como muitos membros do BNI, se tornou um amigo. E este é um dos grandes diferenciais do BNI, a AMIZADE.

A Medem faz parte dos fornecedores da Integrare.org.br que é uma ONG especializada em aproximar micro e pequenas empresas das grandes organiazações. Porém, o diferencial da Integrare é promover a inclusão social de negros, indígenas e pessoas com deficiência. Veja o excelente vídeo que explica o conceito da Integrare.

Na internet, há um tema que está ganhando força como ferramenta de comunicação que é o “STORYTELLING” ou contar histórias. Dia 7/3 terá um curso de Storytelling com a Fabiana Dias que é uma amiga. Vejam também esta excelente palestra do TED: Joe Sabia – The Technology of Storytelling.

Ok, você ainda não entendeu a parte do “PRODUTOS DE LIMPEZA” deste post… Eu explico! No BNI, mais do que negócios nos criamos relacionamentos de confiança. E semana passada o Edson Campos me disse que precisa ampliar os negócios com urgência. Uma ação de curto prazo será fazer campanhas de links patrocinados (AdWords) para atrair potenciais clientes que buscam “produtos de limpeza”, “produtos descartáveis”, “copos descartáveis”, “papel toalha”, etc. no Google.

Porém, verdade seja dita, não há glamour nos produtos que a Medem comercializa e as decisões são essencialmente baseadas em preços. Então fica a pergunta: Como gerar negócios de curto prazo para uma empresa que não tem produtos com diferencial competitivo?

Apesar de não terem diferencial competitivo, a troca de fornecedores é fácil na maioria das empresas, principalmente as pequenas e médias empresas cujas decisões podem ser tomadas diretamente pelos sócios.

A estratégia para gerar negócios será transformar a excelente história da Medem Delivery que foi criada pelo Edson Campos em um conteúdo que gere emoção e que seja divulgado de forma espontânea nas redes sociais, principalmente o Facebook e Twitter.

Aguardem o próximo post para ver novidades sobre este assunto. Mas enquanto isso, visite o site da Medem e veja que produtos SUA EMPRESA consome.

www.medem.com.br

“Começar já é metade de toda ação” Provérbio Grego

 

1 Comment

Ótimo descritivo.
Assim como o Márcio e o Edson, participamos do grupo BNI.
A amizade, fruto da troca de experiências ao longo dos anos, nos possibilita confiar no trabalho do próximo, e consequentemente, lhe indicar para terceiros.
Ao visitar a Medem, percebi a velocidade de logística e a grande oferta de produtos, ultrapassando 2.000 itens.
Por isso, indicamos a Medem para empresas de pequeno a grande porte, pois confiamos na qualidade e comodidade que seu serviços nos proporcionam.

Eduardo – Puro 3D

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