Festival de Ideias – Um evento inspirador

Ontem participei de um evento chamado Festival de Ideias que aconteceu na Cinemateca Brasileira, um lugar muito legal para eventos. O evento foi uma mistura de empreendedorismo, liderança, responsabilidade social, crowdsourcing, cocriação, inovação, networking, etc. etc.

Vejam a divulgação oficial do evento: “Por acreditar na colaboração, mobilização e circulação de cultura e conhecimento livre via internet, o Centro Ruth Cardoso, em parceria com o V2V, Mandalah e Catarse, promove uma das maiores iniciativas de inovação social já criadas no Brasil: o Festival de Ideias: inovações para o desenvolvimento social (FdI).”

Mais de 300 ideias foram enviadas e vinte ideias foram selecionadas para apresentações de 1 minuto. Vejam a apresentação de cada ideia no video abaixo:

O bacana do formato do evento é que após a apresentação das ideias no período da manhã, no período da tarde aconteceu a cocriação para que todos participassem para ajudar a desenvolver as ideias que mais gostaram. As três melhores ideias receberão um prêmio de R$ 10 mil cada e as demais serão publicadas no Catarse.me que é um site de financiamento colaborativo de projetos (crowdfunding).

Dentre as ideias, várias foram relacionadas a bicicletas.

Mapeamento de Rotas no Brasil para Cicloturismo, MOeDA Bike (Chuveiros nos bicicletários de SP), Walking/Bike Sound – SP-tour (MP3 com dicas de turismo) e o Bike Anjo que adotam ciclistas iniciantes para ajudá-los com dicas.

A ideia Está na Área visa evitar a necessidade de deslocamento longo entre casa e trabalho, com a criação de um banco de dados com empregos disponíveis em cada região.

A Rede Móvel para caroneiros também foi bem interessante. Basicamente, seria um site móvel ou aplicativo para celular que permita compartilhar localização e destino, e então facilitar a carona entre pessoas circulando pela mesma região da cidade. Veja a descrição das ideias no link:

http://blog.festivaldeideias.org.br/2011/09/05/veja-as-20-ideias-selecionadas-para-o-festival/

Social Game “O Melhor Lugar do Mundo”

Augusto de Franco apresentou o projeto do Social Game “O Melhor Lugar do Mundo” que é uma forma de usar conceitos de games para fomentar mudanças sociais em sua localidade.

Minha ideia – Wikisocial – Sites para ONGs

Ao participar do evento percebo como é possível melhorarmos nossa cidade a partir de boas ideias e da colaboração. Quando soube do evento, não pude inscrever minha ideia de Sites para ONGs (Wikisocial), pois já haviam encerrado as inscrições. Felizmente, a internet permite que as ideias sejam dissemadas facilmente. Vejam o meu vídeo de apresentação do projeto Wikisocial que de forma resumida é a criação de uma rede de voluntários capacitados a usar Joomla!/WordPress na criação de sites para ONGs.

[videolog 499435]

Deixe uma resposta